Além do saber e da ignorância

Existem dois tipos de pessoas: alguns estão cheios de conhecimento e outros estão cheios de ignorância. Há pessoas que dizem, “Nós sabemos”. O ego deles é nutrido pelo seu conhecimento. E há pessoas que dizem, “Somos ignorantes”. Eles estão preenchidos com a ignorância deles. Eles dizem, “Somos ignorantes. Nós não sabemos”.
Um está identificado com o conhecimento, o outro está identificado com a ignorância, mas ambos possuem algo, ambos acalentam alguma coisa.
Empurre ambos para o lado, conhecimento e ignorância, assim você não é nenhum – nem conhecimento, nem ignorância. Deixe ambos – o positivo e o negativo – de lado. Então quem é você?
Subitamente o quem lhe será revelado. Você se tornará cônscio do além, daquilo que transcende. Pondo de lado tanto o positivo quanto o negativo, você ficará vazio. Você não será ninguém, nem sábio nem ignorante. Ponha ambos ódio e amor de lado, ponha ambos amizade e inimizade de lado… Quando ambas as polaridades são postas de lado você fica vazio.
Mas isso é um truque da mente: ela pode deixar um de lado, mas nunca os dois juntos. Ela pode pôr um de lado – você pode pôr a ignorância de lado, assim você se apega ao conhecimento. Você pode pôr o sofrimento de lado, mas aí você se apega ao prazer. Você pode deixar de lado os inimigos, mas então você se apega aos amigos.
E existem algumas pessoas que fazem exatamente o inverso: eles deixam de lado os amigos e se apegam aos inimigos, eles deixam o amor de lado e se apegam ao ódio, eles deixam a riqueza de lado e se apegam a pobreza e colocam o conhecimento, as escrituras, de lado e se apegam a ignorância. Essas pessoas são grandes renunciadores. No que quer que você se apegue eles deixam isso de lado e se apegam no oposto – mas se apegam do mesmo jeito.
Apegar-se é o problema, porque quando você se apega não pode ficar vazio. Não se apegue – essa é a mensagem dessa técnica. Apenas não se apegue a coisa alguma positiva ou negativa porque com o não-apego você encontrará a si mesmo. Você está aí, mas devido ao apego, você fica escondido. Com o não-apego você ficará exposto, você ficará descoberto. Você explodirá.

Osho, em "The Book of Secrets"

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s