Acidente de avião mata presidente polonês na Rússia

Pessoas,
Tudo acontece pela Vontade Divina… Por que motivos será que praticamente todos os dirigentes de uma nação são mortos num acidente? Vamos refletir sobre o tempo que estamos vivendo. Acontece na Polônia, acontece aqui. A Terra é uma só, a Humanidade é uma só. Enviemos nossos sentimentos de perdão, de gratidão e amor a todos. Que a limpeza continue, que a dor ensine e cure. Shalom ‘.’
 


 
Tragédia

Acidente de avião mata presidente polonês na Rússia

Publicada em 10/04/2010 às 08h04m

Bombeiros tentam conter incêndio provocado pela queda do avião que levava a delegação polonesa de Vasrsóvia a Smolensk - Reuters TV

SMOLENSK, Rússia – O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e outras 95 pessoas, incluindo a primeira-dama, Maria, e integrantes de seu gabinete, morreram neste sábado quando o avião presidencial caiu ao tentar pousar em um aeroporto na cidade russa de Smolensk. Segundo o Ministério de Emergências russo, havia 89 passageiros a bordo do Tupolev Tu-154 e não há sobreviventes. A delegação oficial polonesa viajava para uma celebração em memória dos 70 anos do massacre de Katyn, quando cerca de 22 mil pessoas foram mortas pelo regime soviético de Josef Stalin.

(Veja imagens do acidente e das homenagens às vítimas da tragédia)

O Comitê de Investigação Russo havia informado anteriormente que 132 pessoas estariam na aeronave. O avião havia saído da cidade polonesa de Varsóvia com destino a Smolensk. O acidente teria acontecido no momento em que a aeronave tentava pousar sob uma densa névoa, aproximadamente às 11h de Moscou (4h em Brasília). O Ministério de Emergências russo informou que das 96 pessoas a bordo do avião, 88 eram membros da delegação oficial.

" É o mais trágico acontecimento na História da Polônia desde a guerra "


– É o mais trágico acontecimento na História da Polônia desde a guerra – disse o primeiro-ministro, Donald Tusk, antes de viajar para Smolenk, anunciando que seria feitos dois minutos de silêncio em homenagem às vítimas.

Além do presidente, estavam a bordo o presidente do Banco Central, Slawomir Skrzypek, e militares de alta patente, entre eles o chefe das Forças Armadas, Franciszek Gagor, e o vice-ministro de Relações Exteriores, Andrzej Kremer. Ex-prefeito de Varsóvia, Lech Kaczynski, que tinha 60 anos, foi eleito presidente da Polônia em 2005. Embora seja comandante em chefe das Forças Armadas, o presidente tem funções simbólicas na Polônia.

Líder do Parlamento assume e leição presidencial será antecipada

Em uma de suas últimas fotos, Lech Kaczynski responde a perguntas em uma entrevista coletiva, em Vilnius, Lituânia, na quinta-feira, dia 8 - AFP

O ministro da Justiça polonês, Krzysztof Kwiatkowski, disse que iria abrir uma investigação especial sobre o acidente. Segundo Andrei Yevseyenkov, porta-voz do governo de Smolensk, um erro do piloto pode ter causado o acidente. O avião teria atingido copas de árvores na descida para o pouso. O avião presidencial tinha ao menos 20 anos de uso. Autoridades polonesas haviam estudado a possibilidade de trocar sua frota, mas concluíram que não tinham recursos suficientes para isso. Foram registrados ao menos 66 acidentes relacionados aos Tu-154, incluindo seis nos últimos cinco anos. Recentemente, a companhia russa Aeroflot retirou de sua frota as aeronaves deste modelo. (Saiba mais sobre o avião)

Após a tragédia, missas foram realizadas em várias partes da Polônia. Em Varsóvia, muitas pessoas se reuniam em frente ao palácio presidencial para deixar flores e velas. O porta-voz do governo, Pawel Gras, disse que a eleição presidencial polonesa, que seria em outubro, será antecipada. De acordo com a constituição do país, as eleições precisam ser anunciadas em duas semanas e realizadas até dois meses após a convocação. Quem assume interinamente a presidência é o líder do Parlamento, Bronislaw Komorowski.

Conservador e nacionalista, Kaczynski era irmão gêmeo do ex-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski. Sua mulher era economista. Eles deixam uma filha, Marta, e duas netas.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s